F-117A Nighthawk da Força Aérea dos Estados Unidos da América é o primeiro avião no mundo dotado de tecnologia de camuflagem (stealth, em inglês) a baixa altitude. É o descendente directo do programa prototipal Have Blue. A aprovação para a produção do F-117A foi emitida em 1978 com um contrato atribuído à Lockheed Advanced Development Projects, em Burbank na Califórnia, como um projecto de alto sigilo. O primeiro vôo foi realizado em 1981, apenas 31 meses após a decisão da produção em massa. O primeiro F-117A saiu em 1982 e a sua capacidade operacional estabelecida em outubro de 1983. O último avião seria entregue no verão de 1990.
A Força Aérea dos Estados Unidos negou a sua existência até 1988 e, em abril de 1990, um exemplo foi exibido em público na Base Aérea de Nellis, em Nevada, atraindo dezenas de milhares de espectadores. O F-117 tem sido utilizado várias vezes em guerras modernas. A sua primeira missão real foi no Panamá, na Operação Justa Causa, em 1989. Durante a invasão, o F-117 largou duas bombas na base de Rio Hato. Mais tarde, durante a Guerra do Golfo, largou bombas inteligentes em alvos iraquianos. Tem sido utilizado, desde então, na Guerra do Kosovo em 1999, no Afeganistão e na Invasão do Iraque.
Informações Técnicas:
Fabricante: Lockheed Martin
Missão: Bombardeiro, ataque furtivo
Comprimento: 20.09 m
Envergadura: 13.20 m
Altura: 3.78 m
Área (asas): 73 m²
Peso (Tara): 13,380 kg
Peso total: 23,814 kg
Propulsão: Motores 2x General Electric F404-F1D2 turbofan
Força (por motor): 48.0 kN
Velocidade máxima: 1230 km/h
Videos
0 comentários:
Postar um comentário