Bell 206 Jet Ranger


O Bell 206 Jet Ranger originou-se no início da década de 60 para participar de uma licitação do exército dos EUA para um helicóptero leve de observação. Apesar de inicialmente perder o contrato, a aeronave entrou no mercado civil em 1967. Posteriormente, acabou entrando em serviço no exército, na marinha e no corpo de fuzileiros americanos, onde obteve destaque como treinador e utilitário. O desenho básico permaneceu o mesmo, mas a aeronave já sofreu atualizações como o 206B Jet Ranger II em 1971 e o 206B-3 JetRanger III em 1977, com um novo rotor de cauda e um motor mais potente.


O 206A e o 206B são helicópteros de cinco assentos, enquanto o 206L Long Ranger é uma versão alongada com sete assentos. Tanto a versão de cinco, quanto a versão de sete, possuem dois lugares a frente e três na traseira, mas a versão de sete lugares possui uma fileira de dois assentos entre as anteriores. O Long Ranger é comulmente usado como ambulância aérea, já a versão padrão é muito pequena para esta função. Também fabricado sob licença pela Agusta na Itália.

Variantes


Civis
Bell 206 - Cinco protótipos YOH-4A para avaliação de vôo no programa do exército americano em 1963.
Bell 206A - Certificado em 1966 para uso civil. Selecionado pelo exército americano como OH-58A Kiowa em 1968.
Bell 206B - Atualizado com o motor Allison 250-C20.
Bell 206B-2 - Bell 206B atualizados com as melhorias do 206B-3.
Bell 206B-3 - Usa o motor Allison 250-C20J e possui duas polegadas a mais no diâmetro do rotor de cauda.
Bell 206L - fuselagem alongada para comportar sete assentos.
Bell 206L-2
Bell 206L-3
Bell 206L-4
Bell 206LT TwinRanger - Aeronaves 206L com motores geminados.
Bell 407 - Baseado no 206L com sistema de rotor de quatro pás, contra apenas duas do 206.
Bell 417 - Atualização do 407 com novo motor.

Militares
OH-58 Kiowa - versão de observação para o exército americano.
TH-57 Sea Ranger - versão de treinamento para a marinha e o corpo de fuzileiros americanos.
TH-67 Creek - versão de treinamento para o exército americano.

Informações técnicas:
Origem: EUA
Tipo de aeronave: Helicóptero multi-tarefa
Velocidade Máxima: 224 km/h
Alcance: 875 km
Comprimento: 11,82 m
Diâmetro do Rotor: 10,16 m
Altura: 2,91 m
Peso ( vazio | máximo ) : 840 kg | 1.520 kg
Motores: 1 x Allison 250-C20J
Empuxo: 1 x 420 shp

Vídeos

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money