O helicóptero AH-64 Apache da Boeing IDS é o helicóptero principal do Exército dos Estados Unidos, sucessor do AH-1 Cobra. Este é considerado o melhor helicóptero de ataque do mundo, sendo empregado em diversos ambientes hostis e com elevadas taxas de sucesso em suas missões. Dois modelos do AH-64 destacam-se no Exército dos Estados Unidos: o AH-64A e o AH-64D. As variantes B e C chegaram a ser produzidas mas nunca entraram ao serviço. Várias variantes foram concebidas a partir dos modelos A e D para exportação. O Westland WAH-64 britânico é baseado no AH-64D, inserindo bastantes melhorias. Construído para enfrentar o ambiente hostil das linhas da frente, pode operar durante o dia ou noite em condições atmosféricas adversas, mediante a utilização do sistema de capacete integrado e ecrã. O Apache está também equipado com tecnologia de ponta na aviónica e electrónica, como o Target Acquisition Designation Sight, Pilot Night Vision System (TADS/PNVS, que em português se traduz para Designação de Registo Visual e Aquisição de Alvo,Sistema de Visão Noturna), contra-medidas passivas de infravermelhos Buraco Negro (Black Hole) e outras, como GPS. O custo original para o AH-64A ronda os 14,5 milhões de dólares. Em Setembro de 2003, a Grécia encomendou 12 AH-64D num total de US$675 milhões (presumivelmente incluindo suporte e armamento), indicante um preço bruto para o AH-64D de $56,25 milhões. Singapura adquiriu um total de 20 AH-64D Longbow Apache em duas fases entre 1999 e 2001. Além dos EUA, Grécia e Singapura também usam o Apache o Japão, Holanda, Reino Unido, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrain, Israel e Jordânia. O modelo avançado, o AH-64D Apache Longbow, está equipado com uma suite de sensores e armamento melhorados. A melhoria de destaque deste modelo sobre a variante A é o Longbow Fire Control Radar, instalado sobre o rotor principal. A posição elevada da redoma permite a detecção e ataque por míssil a alvos localizados atrás de obstáculos (como terreno, árvores ou edifícios). Para além disso, um modem integrado com a suite de sensores permite a esta variante D a partilha dos dados com outros AH-64D e AH-64A que não dispõe de linha-de-vista para o alvo.
Informações técnicas
Fabricante: McDonnell Douglas (agora Boeing IDS)
Primeiro voo: 30 de Setembro de 1975
Missão: Ataque ao solo
Tripulação: Dois pilotos (piloto e co-piloto / artilheiro)
Comprimento: 17.75 m
Envergadura: 14.63 m
Altura: 5.11 m
Peso total: 4.881 kg
Peso bruto máximo: 9.525 kg
Velocidade máxima: 365 km/h
Alcance bélico: 400.000 m
Alcance: 1.900.000 m
Teto máximo: 6.000 m
Relação de subida: 942 m/min
Autonomia máxima: 3 horas e 9 minutos
Motores: 2 x General Electric T700-GE-701
Força (por motor): 1.536 hp kN
Armamento
Metralhadora automática de corrente de 30mm Boeing M230
Mísseis/Bombas AGM-114D Longbow Hellfire, Stinger, AIM-9 Sidewinder, Mistral.
Hydra (rockets); CRV7 70mm (rockets, Westland WAH-64)
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